Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O S. Pedro nas Mós


O Verão aí está! … E com ele o calor exibe-se, também, nas tradicionais manifestações da época. Os Santos Populares festejam-se um pouco por toda a parte e, nas Mós, o Santo eleito é o S. Pedro. A sua comemoração anual, a convite da Associação de Cultura e Recreio “As Mós”, é tema para que na aldeia se exteriorize a alegria de uma noite de Verão.
Assim, no salão da Junta de Freguesia, dia 26 de Junho, ao jantar, preparando o corpo para o desgaste do folguedo da noite que se avizinhava, comeu-se caldo verde, sardinha assada e bebeu-se bom vinho da região.
Como sobremesa, o Arroz Doce (das Mós) haveria de congregar em si todos os sabores que se manifestaram em convívio: Doces. Tão doces como se quer que sejam os momentos que se repartem com os amigos.
Apesar da tarde ter ameaçado trovoada, a noite esteve quente, e o José Monteiro (da Quinta Nova) com a sua música fez corresponder o baile ao calor pretendido nestas ocasiões. Foi então tempo dos mais audazes mostrarem no terreiro os seus dotes dançarinos e dos mais envergonhados perceberem que, para tudo, há sempre uma primeira vez. E dançaram também.
A alma, essa, manteve-se ao rubro até às tantas.