Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

10º Aniversário da A.C.R. "As Mós"

Associação de Cultura e Recreio ”As Mós”
10 Anos ao Serviço da Cultura
e da Comunidade Mosense

No ano em que o número do aniversário se escreveu pela primeira vez com dois dígitos, foi dupla a jornada cultural levada a efeito pela Associação de Cultura e Recreio “As Mós”.


Trazer às Mós um ou dois grupos musicais e proporcionar aos sócios e à população em geral uma noite de convívio no salão da Junta de Freguesia, tem sido uma constante nos aniversários da Associação. Este ano, porém, a dose foi a dobrar, e se a noite de sábado foi preenchida alegremente pelo belíssimo espectáculo do Grupo de Música Popular “Quina de Copos” de Alijó, já a tarde do domingo dia 25 de Maio foi enriquecida com a juventude dos alunos da Esprodouro - Escola Profissional de S. João da Pesqueira, que trouxe às Mós a peça de teatro “A Comédia dos Burros”, uma adaptação ao texto original "Asinária" do autor grego Plauto.
O espectáculo de teatro contou com o apoio da Fozcôactiva E.M. que, ao iniciar nas Mós a descentralização de eventos culturais pelo concelho, se quis juntar à festa de aniversário num gesto expressivo de reconhecimento. A população compareceu nos dois dias em grande número, correspondendo com a sua presença e aplausos ao empenho da organização.
Para encerrar a noite de sábado, depois de se ter cantado e tocado o hino da Associação, cantaram-se os parabéns, houve bolo e champanhe, apagaram-se as velas e (com a ajuda de uns "ben-u-rons" adocicados na "farmácia" polido) a festa durou até às tantas.
Muito embora eventos desta natureza continuem a ser apresentados em salão de grandes dimensões como o da Junta de Freguesia pela necessidade de acomodar muita gente, para este aniversário esteve prevista a inauguração da sede da Associação, uma obra que, estando já praticamente concluída, virá certamente propiciar a todos outra diversidade no serviço cultural já oferecido.
Em boa hora a mão-cheia de pessoas benfazejas que constituem o núcleo duro da orgânica associativa se lembrou de constituir, engrandecendo com o seu empenho desde 1998, a Associação de Cultura e Recreio “As Mós”. Pelo trabalho desenvolvido nesta década, destacando-se manifestamente o proveito social da comunidade mosense, é, assim, merecida, a esta Associação, a proeminência no quadro-de-honra das associações concelhias.
Como diz Camões: "Feliz a pátria que tais filhos tem".
Carlos Pedro